segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Trabalho X Estudos: Como conciliar

Eu vejo muito adolescente da minha idade querendo trabalhar, acho que qualquer um gostaria  de ter seu próprio dinheiro e não ter que pedir pros pais (e não ter que dar satisfação de quanto gasta com cada coisa e nem ficar mal por fazer eles pagarem uma quantia alta por algo que tu precisa ou queres).


Um problema que muita gente acha em trabalhar ainda estando na escola é conciliar os dois: Trabalho e Estudos. Conseguir cumprir com as necessidades do trabalho e ainda ter tempo para estudar para provas e etc. pode parecer impossível para alguns, mas eu digo, não é. Eu sou o tipo de aluna que tem que chegar da escola, almoçar e a uma e meia já começar a estudar, se eu tenho prova no outro dia e dependendo da matéria, levo bastante tempo, pois gosto de sublinhar o importante na apostila, fazer resumo a mão para fixar o conteúdo na memória... E quando é um assunto difícil, eu levo a tarde inteira para estudar, faço uma pausa para comer e volto a estudar e isso sempre me impediu de começar a trabalhar, mas só até ontem. Decidi que queria ter meu dinheiro e pegar experiência para o futuro. 


Com certeza quero trabalhar quando for para a faculdade, então isso vai servir, como eu já disse, de experiência para quando eu estiver na faculdade e tiver que conciliar ela com trabalho. Eu comecei a trabalhar hoje e já tive que me preparar para estudar para uma prova para amanhã. Tenho dicas úteis para quem quer começar a trabalhar, mas não quer ir mal nas aulas por causa disso.


Uma coisa é super básica: Se organize. É uma coisa óbvia, mas super necessária. Crie uma rotina, se for preciso use uma agenda e anote tudo o que tu tens que fazer, isso ajuda e muito. Pode escrever desde a hora que tu acorda até a hora que vai dormir, não necessariamente na ordem, mas anote tudo que tu tens que fazer no dia, aí tu tens uma ideia e coloca em prática de um jeito que tu conclua todas as atividades previstas.
Vou dar um exemplo. Eu organizei meu dia de acordo com meu horário de trabalho e minha rotina ficou assim:
Bom, de manhã eu vou para a aulas das 7:30 até 11:55.Quando a aula acaba eu vou para casa, almoço, lavo minha louça (minha mãe agradece :P), arrumo meu quarto, escovo os dentes e me arrumo. Daí descanso (fico atirada no sofá olhando tv, mexendo no celular ou lendo) até às 13:30, daí meu pai me leva pro trabalho (trabalho na empresa dos meus pais, o que pode ser bom para algumas pessoas, por estar num ambiente familiar e ruim para outras pessoas, por justamente estar num ambiente familiar, mas pra mim funciona certinho, já que me tratam como funcionária e como eu quero experiência, tá mais do que suficiente para mim.), lá eu faço tudo o que eu consigo fazer no dia, até às 17:30. Daí vou para casa, tomo um banho e faço um lanche.



Se eu tenho prova, daí vou estudar depois que eu lancho e depois de estudar (Eu estudei para uma prova hoje e terminei as 19:00, foi bem tranquilo, o que eu achei que seria meio desesperador já que era mais tarde e eu sou acostumada a estudar bem cedo, mas foi muito bom e percebi que pra mim, é melhor estudar por esse horário mesmo, é mais silencioso e eu me concentro melhor) eu faço os temas e tals. Quando termino, fico livre.


No caso, hoje eu vim pra internet e resolvi compartilhar tudo com vocês. É um post diferente, mas espero que ajude aqueles que querem trabalhar e estão com medo. Não precisa ter medo de não ter tempo para estudar ou até mesmo para fazer atividades físicas ou algo assim, é só se organizar que da tudo certo e é ótimo ver o quanto teu dia rendeu e quem tem a oportunidade de trabalhar, aproveite, afinal, WE ONLY LIVE ONCE, right?

XOXO,
and YOLO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário